<< Voltar à página anterior

Habitação_AFQ

Trata-se de uma habitação de fim de semana situada em Cistelo, Caminha. O edifício proposto desenvolve-se em dois volumes que viram costas à montanha, com um corpo adaptado ao terreno existente, enquanto o outro vai buscar as fortes referências da paisagem, o monte de Santa Tecla, a mata do Camarido e a foz do Rio Minho.

A nível programático, a habitação é composta por 2 suites, 3 quartos, sala comum, cozinha, lavandaria e respectivas instalações sanitárias. O desenho do volume construído está intimamente relacionado com a exposição solar, de forma a optimizar o conforto dos diversos espaços a vários níveis.

Foram utilizados materiais característicos da região, procurando uma boa integração do edifício na envolvente. Pelos aspectos bio-climáticos integrados no projecto, obteve-se uma demanda energética extremamente baixa, bem como um elevado grau de conforto na sua utilização, tanto no verão como no inverno.

Com o programa distribuído em dois pisos, optou-se por criar uma relação entre a casa e a paisagem, procurando manter a privacidade apesar dos grandes vãos envidraçados. A ligação com o jardim e a piscina é feita através do piso inferior, existindo aqui a possibilidade de proximidade com a casa, exclusiva à vivência deste espaço.

Área Total
200m²
Cliente
AFQ
Promotor
-
Ano
2006
Morada
-
Freguesia
Cristelo
Cidade
Caminha
País
Portugal